Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cárie Dentaria


Descobrimento da cárie:


A cárie é uma doença muito antiga, e a cada dia deixa a população curiosa com a gravidade que a cárie pode chegar.A doença cárie é um processo dinâmico que progride desde  a desmineralização sub-microscópica do esmalte,podendo chegar á perda de substância dentária com formação de cavidade,até a destruição total  do dente.
A desmineralização dos tecidos dentários(esmalte,dentina,ou cemento)é causada por ácidos,especialmente o ácido láctico,produzidos pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta,geralmente a sacarose.


Cárie:

É uma doença transmissível e infecciosa; pode ser definida como uma destruição localizada dos tecidos dentais, causada pela ação das bactérias; essas bactérias estão constantemente em nossas bocas, no entanto elas precisam interagir com outros fatores para que a doença cárie se desenvolva. Resulta de uma perda mineral localizada; cuja causa são os ácidos orgânicos provenientes da fermentação microbiana dos carboidratos da dieta.

Desenvolvimento da carie:


Com o tempo a carie se desenvolve; o substrato (são os restos de alimentos deixados na boca) e o hospedeiro (que somos nos). As bactérias  que ficam nos dentes produzem ácidos capazes de corroer os dentes, formando um pequeno buraco, seu desenvolvimento leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a escovação se aproxima da polpa do dente (local onde há formação da cárie).


Obs. > As bactérias que esta nossa boca, fixam-se nos nossos dentes formando uma película muito fina que é chamada: placa bacteriana,essas bactérias se alimentam principalmente do açúcar que ingerimos com os alimentos e quando elas não são retiradas através da escovação e do uso de fio dental,elas se desenvolvem bastante,destruindo o esmalte dos dentes inicialmente.As bactérias são mais são mais ativas á noite,quando a salivação (que ajuda na limpeza)é menos intensa.







Como se pega cárie:

 Através de vários fatores:


·                    Consumo de refrigerantes e doces diariamente,(pois o açúcar refinado é o prato preferido dessas bactérias).
·                    A falta de escovação.
·                    Através de um beijo, (as cáries podem ser transmitidas de pessoas para pessoas).
·                     A falta de uso de fio dental.
·                    Ao experimentar algum alimento de outra pessoa.
Obs.: A boca constitui o meio ambiente ideal para uma diversidade de bactérias.


Prevençao da cárie: A prevenção não é complicada,basta ter força de vontade,coragem e determinação para fornecer aos seus dentes uma boa saúde.

O açúcar pode estar em medicamentos liquidos e até xaropes,após ingeri-los,é preciso escovar os dentes corretamente,sem maltrata-los.
Cuidados:

·                    Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia,(o certo mesmo é após todo ou qualquer alimento).
·                    Usar fio dental diariamente.
·                    Escovar língua uma vez ao dia.
·                    Fazer aplicação de fluo.
·                    Fazer limpeza nos dentes pelo menos uma vez ao ano(com seu dentista).
·                    Nada da mãe experimentar a comida do filho,pois haverá conseqüências.
·                    Evitar ingestão de alimentos açucarados,se não for possível,comer junto com as principais refeições.
·                    Usar pasta de dente com fluo(auxilia no combate a cárie do dente).


Obs.: Na infância esses cuidados tem que ser dobrados,pois é a fase mais delicada para a formação dos dentes.Tomar cuidados com antibióticos,atenção ao colocar qualquer coisa na chupeta da criança como: (mel,ou outro tipo de alimento que contem bastante açúcar);pois prejudica bastante a criança,porque a cárie no adulto já é doloroso,imagine numa criança.
O queijo e o leite por exemplo;são considerados protetores dos dentes,pois apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfato,que protegem contra a desmineralização.



Conclusão:
A boca é a porta de entrada para quase todas as doenças que acomentem o ser humano.A origem para infecções dentárias em criança e adolescentes,geralmente,é ocasionada pela cárie.
A melhor forma de se ter uma boa avaliação quanto a saúde bucal e a presença da doença é consultar um profissional,ele irá  dizer qual é realmente seu problema,se precisa fazer apenas uma obturação ou até um canal.Pois a cárie se desenvolve embaixo da superfície do dente,onde você não pode vê-las.
O tratamento da cárie deve ser começado no início,quando ainda não existe cavidade,e pode-se tratar apenas com flúor ou técnicas muito simples e indolores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário